No último sábado (01), a Paróquia Nossa Senhora Consolata realizou uma homenagem às vítimas da Covid-19 através do plantio de uma muda de ipê na calçada em frente à Igreja, logo após a missa, durante a noite.
O gesto foi "in memoriam" de Angela Maria Vernini Dias, Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística, vítima da Covid-19 em 2021. Membros da família estiveram presentes e ajudaram a plantar a muda, junto com o Pároco Padre Laudo Corrêa e os paroquianos. Uma placa foi fixada no local com o nome da Ministra e uma mensagem refletindo sobre a relação entre a figura do ipê e a força de um amigo e da importância da presença no meio de todos nós.
"Com este gesto, a Paróquia pretende manter sempre na memória a história de vida destas pessoas que foram marcantes na trajetória da paróquia, da cidade de São Manuel e de muitas famílias, assim como o ipê é uma árvore marcante por onde passa!", disse o Pároco, Padre Laudo.
Sandro Dias, marido da Angela, falou que o gesto foi nobre e agradeceu pela homenagem prestada. "Grande homenagem para minha linda esposa que ficará eternizada na Paróquia. Todos que passarem por ali se lembrarão da grande mulher de Deus que ela foi. Angela significa anjo mensageiro e ela, sem dúvidas, deixou a sua mensagem: ela ofertou o amor mais sincero, o sorriso mais puro e o olhar mais fraterno de quem foi puro talento, simplicidade e alegria. Sem dúvidas uma mulher extraordinária", comentou.
Confira a mensagem na íntegra:
"Não há florestas de ipês. Há ipês nas florestas. Um aqui, outro lá. Como não há multidão de amigos. Há amigos na multidão. Raros, consistentes, mas poucos. O ipê marca sua presença na paisagem, como o amigo marca sua presença na memória.
No ipê, a flor é frágil e passageira. O tronco é sólido e resistente. O tronco é a alma. A flor é a palavra. No amigo, mais que na palavra é na alma que se apoia o coração que busca. Mais importante que aquilo que se diz é aquilo que se é ...
O ipê chama atenção, mas não se exibe. É assim com o amigo. Presente na hora exata. Não alardeia a amizade que oferece.
O ipê nada pede. Nasce espontâneo e não fica a exigir cuidados. Como o amigo, que não é interesseiro.
Entre tantas lições que nos dá o ipê, esta, da amizade, é das mais preciosas. Não é rico, porque não tem frutos. Consegue ser amado por aquilo que é. Ele vem dizer, todos os anos, que a amizade é um tesouro. Como o ouro da cor que o reveste.
Cultive a amizade, ela é forte como o tronco do ipê. É como a vida que não desiste."
Fonte: Consolata
